Retrospectiva ateísta 2015

Por Sergio Viula

Originalmente publicado no AASA no final de 2015

retrospectiva 2015

O texto da coluna devia ter sido publicado ontem, mas devido a uma viagem para João Pessoa, PB, que me tomou uma semana, acabei não conseguindo escrever. De qualquer modo, essa postagem deveria ter sido a última do ano. Então, decidi escrevê-la hoje, mesmo que com atraso de um dia.

Penso que vale a pena fazermos uma retrospectiva desse ano de 2015. E para isso, pontuarei algumas notícias, mas também experiências minhas ao longo desse ano.

Uma das mais relevantes foi o I Congresso Anual de Ateus, realizado pelo AAUSA na UFFRJ (Universidade Rural), no dia 08 de fevereiro de 2015. Foram momentos marcantes e muito inspiradores. Ateus, ateias e simpatizantes encontraram-se passaram um dia inteiro discutindo temas relevantes para esse segmento:

http://www.foradoarmario.net/search?q=universidade+rural#!/2015/01/1-caaerj-congresso-anual-de-ateus-do_20.html

Outro evento especial, também realizado pelo AAUSA e parceiros, foi um encontro para discutir o Estado laico, a educação para a diversidade, inclusive sexual  e de gênero, e a influência da religião. Tive o privilégio de participar de uma mesa com diversos queridos e também pude assisti ar brilhantes falas por professores convidados.

http://www.foradoarmario.net/search?q=universidade+rural#!/2015/09/veja-como-foi-o-evento-promovido-pelo.html

Uma pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul, ainda que contestada em sua metodologia, deu grande visibilidade aos ateus, especialmente depois de um cobertura feita pelo Fantástico. Tratava-se da Geração Y, que, segundo os pesquisadores é muito mais aberta para a diversidade e conta com grande número de ateus e agnósticos:

http://www.foradoarmario.net/search?q=universidade+rural#!/2015/09/veja-como-foi-o-evento-promovido-pelo.html

As ofensas proferidas por Datena em seu programa “Cidade Alerta” na Rede Bandeirantes foram levadas ao tribunal pela ATEA (Associação Brasileia de Ateus e Agnósticos) em 2013, mas a sentença saiu este ano. A Rede Bandeirantes foi condenada. Você poderá saber mais sobre esse processo e a sentença aqui:

http://www.cartacapital.com.br/blogs/midiatico/apos-ofensa-a-ateus-band-tera-de-exibir-campanha-liberdade-religiosa-9813.html

Ateus foram perseguidos e mortos por ousarem questionar as afirmações de fundamentalistas islâmicos em diversos lugares do Oriente Médio e da Ásia. A África também contabilizou seus crimes. Cito um país africano e um asiático: Egito e Bangladesh. E escrevi sobre esses casos aqui também: (1) O que aprendemos com o jovem egípcio preso por ser ateu e defender uma abordagem científica para com a vida? | Coluna do Viula no Site do AASA – 13/09/15:https://aasaoficial.wordpress.com/2015/09/13/o-que-aprendemos-com-o-jovem-egipcio-preso-por-ser-ateu-e-defender-uma-abordagem-cientifica-para-com-a-vida/ (2) Mortos por não crerem e ousarem questionar – 20/09/15:https://aasaoficial.wordpress.com/2015/09/20/mortos-por-nao-crerem-e-ousarem-questionar/ | Coluna do Viula no Site do AASA – 20/09/15.

Até o site religioso Gospel Prime reproduziu notícia do Instituto Gallup sobre o crescimento de ateus no mundo: “O instituto Gallup Internacional realizou uma entrevista em 57 países referente às crenças religiosas e constatou que o número de pessoas que se consideram religiosas caiu quase dez pontos percentuais. Pela pesquisa, em 2005 77% das pessoas nesses países eram religiosas, em 2011 esse número representa 68% enquanto que o número de ateus passou de 3% para 13% no mesmo período.” https://noticias.gospelprime.com.br/ateismo-cresce-mundo-aponta-pesquisa/

A pesquisa feita pelo Gallup também revelou que Israel está entre os países menos religiosos do mundo. Os três monoteísmos tremem… (risos):

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/israel-e-um-dos-paises-menos-religiosos-do-mundo-diz-estudo

O Pew Reseacrch Center, em outra pesquisa, encontrou que a “proporção de norte-americanos que dizem estar ‘absolutamente certos’ de que Deus existe caiu drasticamente de 71% para menos de dois terços – informou o centro de pesquisas Pew Research Center nesta terça-feira.” Isso equivale a 63%, exatamente.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/numero-de-americanos-certos-sobre-deus-cai-para-63.html

Entre as más notícias, tivemos a do falecimento de Sam Simon, co-criador de Os Simpsons, ateu e filantropo. Vai fazer falta por aqui.

http://www.paulopes.com.br/2015/03/morre-o-co-criador-dos-simpson-filantropo-e-ateu-militante.html

Voltando aos trabalhos da Coluna do Viula, uma fan page foi criada no Facebook, dedicada às postagens dessa coluna. A inauguração foi no dia 06/09/15 e uma postagem recapitulando os textos publicados anteriormente foi publicada. Quem não quiser perder mais nenhuma postagem pode curtir a fan page e ficar por dentro. Basta acessar esse link: https://www.facebook.com/colunadoviula/

Como vemos, 2015 foi um ano agitado para os ateus no mundo. Alguns avanços foram feitos. Algumas perdas também foram sofridas, mas estamos protagonizando debates e trocas de ideias como nunca antes.

Para não alongar muito esse post, desejo a todos os meus leitores e leitoras um excelente reveillón e um 2016 repleto de conhecimento genuíno, bons sentimentos, experiências que acrescentem – e até transformem – ao que puder ser aprimorado, muito amor e muito prazer, com saúde e paz. Sabemos que desejar não transforma nada disso em realidade, mas pode servir de incentivo a que você mesmo(a) faça acontecer.

Forte abraço a todos e todas.

Sergio Viula

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s